Passeio ao Lago de Alqueva - 1 de Outubro de 2022

19-09-2022 00:00

Verifique a sua agenda e marque já a próxima visita do Grupo da Casa do Pessoal da Câmara Municipal de Ourique. O principal destino é Alqueva e é já para dia 1 de Outubro de 2022, onde terá a oportunidade de conhecer a Barragem do Alqueva através de um passeio de barco pelo maior reservatório artificial de água da Europa. O almoço está incluído e terá lugar no restaurante “O Aficionado”, ficando a tarde reservada para conhecer melhor a Cidade de Moura, cidade raiana portuguesa do distrito de Beja.

A Barragem de Alqueva é a sétima maior barragem de portuguesa, situada no rio Guadiana, perto da aldeia de Alqueva. A construção desta barragem permitiu a criação do maior reservatório artificial de água da Europa. Possui uma altura de 96 metros acima da fundação, um comprimento de coroamento de 458 metros e a albufeira atinge, a cota máxima, os 250 km². 

Abrange 5 concelhos do Alentejo: Portel, Moura, Reguengos de Monsaraz, Mourão e Alandroal, e ainda os municípios raianos de Olivença, Cheles, Alconchel e Villanueva del Fresno. Foi construída com o objetivo de regadio para toda a zona do Alentejo e produção de energia elétrica, para além de outras atividades complementares.

Nesta visita à Barragem do Alqueva iremos conhecer melhor alguns dos seus recantos através de um passeio de barco, que lhe dará a conhecer melhor o ecossistema, as paisagens envolventes, bem como uma visita à praia fluvial da Amieira.

O almoço será servido no restaurante “O Aficionado”, localizado na pacata Aldeia da Amieira, e muito popular na região. Destaca-se pelo espaço simpático e pelos pratos da cozinha regional, com destaque para os grelhados. A decoração tem como tema as touradas, muito populares na Amieira.

A parte da tarde terá como destino Moura onde será efetuada a visita ao Lagar de Varas do Fojo (Museu do Azeite), um antigo lagar, de tipo comunitário, onde qualquer pessoa que tivesse azeitona poderia transformá-la, deixando em compensação uma parcela do azeite produzido ao dono do lagar. 
Atualmente encontra-se requalificado como museu, aberto ao público, conservando a maquinaria original deste edifício, e apresentando um conjunto de informações que permitem um conhecimento aprofundado com relação não apenas ao modo de funcionamento do lagar, como do quotidiano do lagareiro e da história do azeite.
Uma vez em Moura, terá também a oportunidade de visitar o seu Castelo bem como o Jardim Doutor Santiago, dois espaços turísticos magníficos que é uma pena não ficar a conhecer.

Para mais detalhes do programa e/ou inscrições CLIQUE AQUI

Voltar