Piódão, Dornes e Góis - 2 e 3 de outubro

10-09-2021 00:00

Já está na hora da Casa do Pessoal da CMO voltar às tão apetecíveis viagens de grupo, é certo de que nem tudo está normalizado, mas com as devidas medidas de prevenção e muito respeito às limitações que deverão ser tidas em conta é possível disfrutar daquela que será mais uma magnífica viagem pelas nossas terras nacionais.

Como tal, decidiu-se que esta reabertura teria de ser especial para os nossos Associados, familiares e amigos. A nossa proposta recai sobre uma deslumbrante viagem de 2 dias ao encontro de 3 magníficos destinos, Aldeia Histórica de Piódão, Dornes e Góis, que terão lugar nos dias 2 e 3 do próximo mês de outubro. 

Começando pelo foco principal desta viagem, Piódão é uma aldeia classificada como "Imóvel de Interesse Público", localiza-se na Serra do Açôr que recheada de nascentes atraía os pastores lusitanos que ali alimentavam os seus rebanhos. Na época medieval, formou-se um pequeno povoado a que foi dado o nome de Casas Piódam. Estas habitações possuem as tradicionais paredes de xisto, teto coberto com lajes e portas e janelas de madeira pintadas de azul. O aspeto que a luz artificial lhe confere, durante a noite, conjugado pela disposição das casas, fez com que recebessem a denominação de “Aldeia Presépio”.

Por sua vez Dornes pode ser pequena em tamanho mas o seu legado histórico é enorme. Há quem lhe chame península encantada ou terra mítica dos Templários, mas é preciso muito mais do que estas intrigantes expressões para caracterizar Dornes. Situada no concelho de Ferreira do Zêzere, no distrito de Santarém, esta pequena povoação fica no topo de uma península contornada pela albufeira de Castelo de Bode. Dornes é também conhecida pela torre Templária, uma torre defensiva pentagonal única em Portugal.

Por último mas de igual modo aliciante visitaremos o Concelho de Góis que disponibiliza toda uma panóplia de ofertas turísticas, compreendidas entre o paraíso natural e riqueza cultural, monumentos, arqueologia, história, gastronomia, artesanato, folclore, tradição e o “saber fazer” da população local. Marcado por uma geografia própria, muito acidentada e por uma dimensão essencialmente micro-regional e local, onde perduram as heranças históricas que definem o tipo de ocupação, cujo modo de organização do seu território assume uma forte componente rural.

Esta é proposta que temos para lhe apresentar e estamos convictos de que não se vai arrepender em participar nesta que será mais uma memorável viagem do grupo Casa do Pessoal da Câmara Municipal de Ourique.

Inscrições já a decorrer e com tempo muito limitado devido à urgente reserva no hotel.

Obrigado pela compreensão.

Para mais detalhes do programa CLIQUE AQUI

Voltar